A arte do Reiki é uma forma de meditação que gera luz e calor, assim dizia Sensei Usui, de acordo com o livro "Reiki Sistema Tradicional Japonês" de Johnny De'Carli. Esta foi a melhor frase que li durante meus anos de estudo do Reiki.
Após ser iniciado como Mestre em Reiki ocidental, comecei a perceber algumas lacunas nas práticas e incoerências de conceitos, que me levaram a uma busca profunda de como era realmente praticado Reiki há quase 100 anos atrás. É incrível como a comunicação pode falhar em tão pouco tempo de história. Quando traduzem Reiki como Energia Universal Vital, por exemplo, vejo uma falha grande, pois Reiki é simplesmente Energia Espiritual. Não é preciso florear muito sua tradução. Reiki é uma palavra de uso comum na cultura japonesa, assim como muitas outras palavras do contexto que quando vieram para o ocidente, floreavam-nas demais, perdendo-se muitas vezes em esoterismos incoerentes de corpo-mente-espírito. Com isso quero dizer que enquanto a mente consciente dos praticantes de Reiki, inclusive mestres, verbalizam algo, seus corpos expressam o contrário - demonstrando conflitos entre a mente consciente e inconsciente.
Muitos outros questionamentos me vieram em mente, por exemplo, se Sensei Usui foi este grandioso mestre como dizem, por que hoje é necessário buscar no Yoga, Fraternidade Branca, Maçonaria ou qualquer outro círculo de práticas espirituais coisas que deveriam ser a base da energia espiritual desenvolvida por um grande mestre como ele?
Acredito que Usui Reiki Ryoho é completo por si mesmo, quando observei a história do Reiki e todo o contexto em que ele estava envolvido, consegui compreender as lacunas que faltavam, práticas que estavam no núcleo de desenvolvimento foram encontradas no Aikido (arte macial), Shinshin Toitsu (yoga japonesa), Omoto Kyo (seita neoxintoísta) dentre outras. Na lápide de Sensei Usui está descrito que ele tinha conhecimento em diversas áreas, desde medicina, psicologia, teologia das religiões, ciências divinatórias (provavelmente I Ching, cosmologia chinesa e outras práticas do Taoísmo, com práticas muito semelhantes ao xintoísmo) e até mesmo de artes marciais. Alguns autores dizem que o Monte Kurama, onde foi o último retiro espiritual de Sensei Usui antes de fundar o Reiki, também foi o lugar onde nasceu o Aikido - onde consegui encontrar muitas práticas e visão universal semelhantes ao Reiki.
Portanto, para concluir o início deste novo blog, quero esclarecer que o intuito do Centro de Desenvolvimento do Reiki é divulgar e sistematizar uma nova fase de práticas de Reiki com foco no desenvolvimento pessoal por meio de diversas técnicas de meditação de origem japonesa - o mais próximo dos conceitos originais de Sensei Usui. Por isso, não espere cursos rápidos para tornar-se um mestre em Reiki num final de semana on line.
"Para que uma semente desperte é necessário plantá-la em solo fértil e regá-la regularmente para que com paciência ela consiga quebrar sua casca, aprofundar suas raízes e finalmente ir de encontro ao Sol."
PARABÉNS PELO BLOG sou Reikiana NIVEL II
ResponderExcluirCaro Guilherme Sensei!
ResponderExcluirCongratulo-me com você, por incorporar e manifestar seu pensamento. è justamente a preocupação que discutíamos antes de sua iniciação no Sistema Gendai e que continuamos ainda hoje em nossos encontros.Congratulações este posicionamento deveria ser de todos os mestres de Reiki- Abraços Reikianos whmick Sensei.
Obrigado pelas congratulações Joseane e Walter, juntos vamos propagar as práticas de Reiki cada vez mais coerentes com o que foi ensinado por Sensei Usui. =D domo arigatou gozaimashita =D
ResponderExcluirHai!
ResponderExcluir