INTRODUÇÃO: Ampliar conexão com a Grande Fonte Espiritual
POSTURA
Para todas as coisas na vida é bom que escolhamos ter uma ótima postura. Se partirmos do pressuposto de que corpo e mente são uma coisa só, quando meu corpo está todo "tombado", minha mente tende a seguir o mesmo movimento. quando meu corpo está em alinhamento e conexão, a mente tende a ficar mais estável. Este é um princípio inevitável, compartilhado por muitas linhas de práticas espirituais e meditativas ao redor do mundo. Porém, é preciso cuidado para que este esta prática de união de corpo-mente não se torne um discurso de "boca para fora", o que infelizmente é bem fácil de encontrar. Tão fácil de encontrar que no próprio círculo de praticantes de Reiki encontramos muitos que esqueceram-se de cuidar do corpo ao aprender e ao aplicar Reiki, ficando em posturas corporais fora de alinhamento, o que dificulta a própria recepção e emissão de energia. Portanto, recolocar o corpo em seu lugar de forma "destensionada" é um passo importante para que o conceito de união harmônica de corpo-mente-espírito seja uma prática e não uma simples balela.
Fica trabalhoso explicar claramente em um texto como é ativar os músculos corretos e alinhar o corpo com a estabilidade respiratória, por isso me aterei aqui à somente expor as três formas mais comuns para prática de meditação dentro do que propõe o Centro de Desenvolvimento do Reiki. Estas posturas estão logo abaixo respectivamente: 正座 Seiza, 安座 Anza e sentado na cadeira.
Escolha a melhor postura que seu corpo responder de forma relaxada e atenta ao mesmo tempo. O objetivo da meditação não é dormir e nem ficar acordado pensando em um monte de "luz" ou coisas do gênero. Meditar é entrar em um estado de sono acordado, onde a consciência vai e vem no ciclo respiratório como ondas no mar, purificando cada parte e célula de nosso ser. Existe sim meditações que se fazem deitado, mas estas não é a forma do hatsurei ho.
REVERÊNCIA E NORITO
Na prática de Reiki utilizamos muito a reverência em nossas práticas meditativas e terapêuticas. Reverenciar uma pessoa, uma hierarquia ou até mesmo uma situação é um símbolo universal de agradecimento e reconhecimento. Como Sensei Usui estava inserido diretamente ao contexto Xintoístia e Budista, nós praticamos Nirei Nihakushu Ippai sempre antes de iniciarmos nossa meditação e ao finalizarmos também. Expressando desta forma gratidão e respeito à todos que fizeram parte do conhecimento do Reiki até chegar a você que hoje usufrui o esforço de todos estes mestres em passar o conhecimento para o seu desenvolvimento pessoal.
Nirei Nihakushu Ippai significa: duas reverências, duas palmas e uma reverência. Este gesto tem o objetivo de abrir um "campo" para trabalhar internamente e ao mesmo tempo limpar o espaço físico onde você está inserido. A primeira palma afasta energias negativas, enquanto a segunda atrai energias positivas. Este é um gesto puramente xintoísta que serve para reverenciar esta estrutura hierárquica de mestres na sequência até a Grande Fonte Espiritual, ponto focal de concentração no Reiki.
Após realizar este gesto formal de abertura ritual, iniciamos a prática com uma oração muito conhecida no xintoísmo chamada 禊の大祓 de Misogi no Oharai, que significa Oração para Purificação pelo Misogi. Misogi é na verdade o próprio foco do que é praticar Reiki, isto é, limpar seu próprio ser todos os dias das impurezas que são geradas e acumuladas no corpo-mente-espírito. Misogi é uma prática antiga de tomar banho natural em rio, mar ou no encontro de ambos, mesmo no inverno mais frio. Porém, misogi vai ainda além, podemos praticá-lo por meio de nosso controle respiratório, por meio de nossa alimentação e por vários outros meios, desde que estes purifiquem nosso corpo-mente-espírito de forma a tornar-mo-nos seres humanos cada vez melhores. A transcrição do texto deste oração colocarei em outra postagem para que esta não fique tão longa quanto já está ok?
KENYOKU HO 乾浴法
Após fazer o pedido de purificação por meio da oração Misogi no Oharai, nós praticamos uma técnica respiratória-postural para realizar a limpeza energética. Kenyoku ho pode ser traduzido como banho seco, pois lembra a ideia de misogi, porém sem o uso de uma cachoeira, rio ou água especificamente... o que seria um misogi molhado =P
Ela deve ser realizada na sequência das fotos abaixo:
Para executar de forma eficaz esta técnica, deve-se utilizar a respiração Hado que é uma expiração como que quando você vai limpar seus óculos com o bafo de sua boca, fazendo um som aspirado "haaaa". Essa respiração causa ondas sutis que limpam nossas células e nosso campo magnética de várias impurezas. Quanto mais concentrada for sua intenção, mais eficaz será.
Outro ponto importante é não intencionar que você está jogando as impurezas de seu campo magnético no chão, pois a energia ficará circundando sua volta e certamente retornará a você depois. Você é um ser completo, confie na Grande Fonte Espiritual e quando você realizar esta técnica pense que você está "abrindo espaço para boas energias fazerem parte de você."
Acredito que a inspiração desta técnica deve ter sido baseada na prática xintoísta de purificação com o 祓串 haraegushi, um equipamento dos sacerdotes xinto feito de uma rama de papeis cortados de forma especial, parecendo raios, que faziam esta purificação especial em pessoas, casas e objetos.
HIKARI KOKYUU HO 光呼吸法
Após prepararmos nossos ser, reverenciando, orando e purificando, nós estamos prontos para ampliar nossa conexão com a Grande Fonte Espiritual. Para isso utilizamos a técnica chamada de Hikari Kokyuu Ho - Método da Respiração Luminosa.
Para realizá-la é muito fácil: com amor e gratidão estendemos nossos braços para cima, em direção ao ponto central do universo (Ame no Minaka Nushi no Kami) para abraçar sua luz e amor em nossos corações (tandens). Do ponto alto de sua cabeça você comecerá a sentir algo. Alguns sentirão calor, outros um forte campo magnético, outros um formigamento diferente, e outros poderão até mesmo ver um luz ofuscante mesmo de olhos fechados. Estes são sinais de sua ampliação de captação de energia espiritual (Reiki).
Ficando nesta postura especial por três respirações ou mais nós retornamos ao nosso centro para então iniciarmos a segunda parte de prática do Hatsurei Ho. Amanhã continuarei a descrição técnica, watta ne! =D
Para todas as coisas na vida é bom que escolhamos ter uma ótima postura. Se partirmos do pressuposto de que corpo e mente são uma coisa só, quando meu corpo está todo "tombado", minha mente tende a seguir o mesmo movimento. quando meu corpo está em alinhamento e conexão, a mente tende a ficar mais estável. Este é um princípio inevitável, compartilhado por muitas linhas de práticas espirituais e meditativas ao redor do mundo. Porém, é preciso cuidado para que este esta prática de união de corpo-mente não se torne um discurso de "boca para fora", o que infelizmente é bem fácil de encontrar. Tão fácil de encontrar que no próprio círculo de praticantes de Reiki encontramos muitos que esqueceram-se de cuidar do corpo ao aprender e ao aplicar Reiki, ficando em posturas corporais fora de alinhamento, o que dificulta a própria recepção e emissão de energia. Portanto, recolocar o corpo em seu lugar de forma "destensionada" é um passo importante para que o conceito de união harmônica de corpo-mente-espírito seja uma prática e não uma simples balela.
Fica trabalhoso explicar claramente em um texto como é ativar os músculos corretos e alinhar o corpo com a estabilidade respiratória, por isso me aterei aqui à somente expor as três formas mais comuns para prática de meditação dentro do que propõe o Centro de Desenvolvimento do Reiki. Estas posturas estão logo abaixo respectivamente: 正座 Seiza, 安座 Anza e sentado na cadeira.
Escolha a melhor postura que seu corpo responder de forma relaxada e atenta ao mesmo tempo. O objetivo da meditação não é dormir e nem ficar acordado pensando em um monte de "luz" ou coisas do gênero. Meditar é entrar em um estado de sono acordado, onde a consciência vai e vem no ciclo respiratório como ondas no mar, purificando cada parte e célula de nosso ser. Existe sim meditações que se fazem deitado, mas estas não é a forma do hatsurei ho.
REVERÊNCIA E NORITO
Na prática de Reiki utilizamos muito a reverência em nossas práticas meditativas e terapêuticas. Reverenciar uma pessoa, uma hierarquia ou até mesmo uma situação é um símbolo universal de agradecimento e reconhecimento. Como Sensei Usui estava inserido diretamente ao contexto Xintoístia e Budista, nós praticamos Nirei Nihakushu Ippai sempre antes de iniciarmos nossa meditação e ao finalizarmos também. Expressando desta forma gratidão e respeito à todos que fizeram parte do conhecimento do Reiki até chegar a você que hoje usufrui o esforço de todos estes mestres em passar o conhecimento para o seu desenvolvimento pessoal.
Nirei Nihakushu Ippai significa: duas reverências, duas palmas e uma reverência. Este gesto tem o objetivo de abrir um "campo" para trabalhar internamente e ao mesmo tempo limpar o espaço físico onde você está inserido. A primeira palma afasta energias negativas, enquanto a segunda atrai energias positivas. Este é um gesto puramente xintoísta que serve para reverenciar esta estrutura hierárquica de mestres na sequência até a Grande Fonte Espiritual, ponto focal de concentração no Reiki.
Após realizar este gesto formal de abertura ritual, iniciamos a prática com uma oração muito conhecida no xintoísmo chamada 禊の大祓 de Misogi no Oharai, que significa Oração para Purificação pelo Misogi. Misogi é na verdade o próprio foco do que é praticar Reiki, isto é, limpar seu próprio ser todos os dias das impurezas que são geradas e acumuladas no corpo-mente-espírito. Misogi é uma prática antiga de tomar banho natural em rio, mar ou no encontro de ambos, mesmo no inverno mais frio. Porém, misogi vai ainda além, podemos praticá-lo por meio de nosso controle respiratório, por meio de nossa alimentação e por vários outros meios, desde que estes purifiquem nosso corpo-mente-espírito de forma a tornar-mo-nos seres humanos cada vez melhores. A transcrição do texto deste oração colocarei em outra postagem para que esta não fique tão longa quanto já está ok?
KENYOKU HO 乾浴法
Após fazer o pedido de purificação por meio da oração Misogi no Oharai, nós praticamos uma técnica respiratória-postural para realizar a limpeza energética. Kenyoku ho pode ser traduzido como banho seco, pois lembra a ideia de misogi, porém sem o uso de uma cachoeira, rio ou água especificamente... o que seria um misogi molhado =P
Ela deve ser realizada na sequência das fotos abaixo:
Para executar de forma eficaz esta técnica, deve-se utilizar a respiração Hado que é uma expiração como que quando você vai limpar seus óculos com o bafo de sua boca, fazendo um som aspirado "haaaa". Essa respiração causa ondas sutis que limpam nossas células e nosso campo magnética de várias impurezas. Quanto mais concentrada for sua intenção, mais eficaz será.
Outro ponto importante é não intencionar que você está jogando as impurezas de seu campo magnético no chão, pois a energia ficará circundando sua volta e certamente retornará a você depois. Você é um ser completo, confie na Grande Fonte Espiritual e quando você realizar esta técnica pense que você está "abrindo espaço para boas energias fazerem parte de você."
Acredito que a inspiração desta técnica deve ter sido baseada na prática xintoísta de purificação com o 祓串 haraegushi, um equipamento dos sacerdotes xinto feito de uma rama de papeis cortados de forma especial, parecendo raios, que faziam esta purificação especial em pessoas, casas e objetos.
HIKARI KOKYUU HO 光呼吸法
Após prepararmos nossos ser, reverenciando, orando e purificando, nós estamos prontos para ampliar nossa conexão com a Grande Fonte Espiritual. Para isso utilizamos a técnica chamada de Hikari Kokyuu Ho - Método da Respiração Luminosa.
Para realizá-la é muito fácil: com amor e gratidão estendemos nossos braços para cima, em direção ao ponto central do universo (Ame no Minaka Nushi no Kami) para abraçar sua luz e amor em nossos corações (tandens). Do ponto alto de sua cabeça você comecerá a sentir algo. Alguns sentirão calor, outros um forte campo magnético, outros um formigamento diferente, e outros poderão até mesmo ver um luz ofuscante mesmo de olhos fechados. Estes são sinais de sua ampliação de captação de energia espiritual (Reiki).
Ficando nesta postura especial por três respirações ou mais nós retornamos ao nosso centro para então iniciarmos a segunda parte de prática do Hatsurei Ho. Amanhã continuarei a descrição técnica, watta ne! =D
Lembre-se que nada substitui a relação direta entre sensei e aprendiz, quando você ler os aprendizados deste blog e seu coração bater mais forte com alegria, entre em contato para agendar sua aula individual ou em grupo para aprender e ser iniciado no Gendai Reiki Ho.
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